A imagem-excesso, a imagem-fóssil, a imagem-dissenso: três propostas cinematográficas para a experiência da ditadura no Brasil (L’image-excès, l’image-fossile, l’image-dissensus: trois propositions cinématographiques ...)

Andréa França, Patrícia Furtado machado

Resumo


RESUMO

O documentário brasileiro contemporâneo vem propondo um diálogo profícuo com a falta de documentos testemunhais (visuais, impressos, audiovisuais) da época da ditadura civil-militar no Brasil. "Elena" (Petra Costa), "Diário de um busca" (Flávia Castro) e "Os dias com ele" (Maria Clara Escobar) apostam em atos performativos para lidar com esse vazio. Situações e traumas são teatralizados de modo que as imagens possam ser experimentadas como rastro visual cheio de lacunas – e não como revelação de uma evidência.





PALAVRAS-CHAVE

Documentário. Memória. História. Ditadura.






RÉSUMÉ

Le documentaire brésilien contemporain propose un dialogue productif avec le manque de document témoignage (visuels, imprimés, audiovisuels) pendant l'époque de la dictature civil-militaire au Brésil. "Elena" (Petra Costa), "Diário de um busca" (Flávia Castro) et "Os dias com ele" (Maria Clara Escobar) proposent des actions performatives liées à un vide. Situations et des traumatismes sont teatralisés afin que les images puissent être connues comme trace visuelle plein d'échecs – et non comme révélation d’une preuve.




MOTS-CLÉS

Documentaire. Mémoire. Histoire. Dictature.


Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2015 Estudos da Língua(gem)

© Copyright 2005- Estudos da Língua(gem) - Todos os Direitos Reservados

Latindex