O ser-autor: deslocamentos entre a escrita científica e a escritura de si ( The being-author: shifts between scientific writing and self-writing)

Camilla Baldicera Biazus

Resumo


RESUMO


Este artigo propõe uma reflexão, sustentada na teoria da Análise de Discurso, sobre a escrita científica e o seu imaginário de objetividade, a fim de pensar se há um espaço para o singular do pesquisador-autor na produção científica. A partir disso, discute-se a possibilidade de tomar a escrita científica como uma escritura de si, mostrando os elementos que estão em jogo no processo de escritura e suas relações com a subjetividade e com a constituição do ser-autor.





PALAVRAS-CHAVE


Escrita Científica. Escrita de Si. Autoria. Análise de Discurso.






ABSTRACT


This article proposes a reflection, sustained on the theory of Discourse Analysis, on scientific writing and its objectivity imaginary in order to think if there is a space for the singularity of the researcher-author in scientific production. From this, we discuss the possibility of taking scientific writing as self-writing, showing the elements that are at play in the writing process and its relation to subjectivity and to the constitution of the being-author.





KEYWORDS


Scientific Writing. Self-Writing. Authorship. Discourse Analysis.



Palavras-chave


Escrita científica. Escrita de si. Autoria. Análise de Discurso

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2015 Estudos da Língua(gem)

© Copyright 2005- Estudos da Língua(gem) - Todos os Direitos Reservados

Latindex