El “discurso” como punto de intersección de la imagen cinematográfica y de la memoria histórica ( O “discurso” como ponto de intersecção da imagem cinematográfica e da memória histórica )

Maria Pilar Amador Carretero

Resumo


RESUMEN

En el origen de este trabajo se encuentra el término discurso que responde a significaciones diversas y se ha convertido en el punto de intersección de las preocupaciones de una amplia variedad de disciplinas. A partir de este concepto nuestra propuesta se diversifica en tres escenarios en los que imagen cinematográfica y la historia se unen en un contacto interdisciplinar: el historiográfico, el investigador-productor de discursos históricos y el docente. El resultado, más que un modelo acabado, signado por las bondades y las rigideces de una última palabra, pretende sugerir un horizonte de trabajo que pueda ser compartido por aquellos que creen en la utilidad de la relación interdisciplinar entre la Historia y el Cine.


PALABRAS-CLAVE

Historia. Cine. Historia del Tiempo Presente.



RESUMO

Na origem deste trabalho, encontra-se o termo discurso que tem significados diferentes e que se tornou ponto de intersecção das preocupações de uma ampla variedade de disciplinas. A partir deste conceito, nossa proposta se diversifica em três cenários em que a imagem cinematográfica e a história se reúnem em um contato interdisciplinar: a historiografia, o pesquisador-produtor de discursos históricos e o professor. O resultado, mais que um modelo acabado, marcado pela bondade e pela rigidez de uma palavra final, pretende sugerir um horizonte de trabalho que pode ser compartilhado por aqueles que crêem na utiliddae da relação interdisciplinar entre História e Cinema.


PALAVRAS-CHAVE

Historia. Cinema. Historia do Tempo Presente.


Palavras-chave


Historia; Cinema; Historia do Tempo Presente

Texto completo:

|Artigo PDF|


Direitos autorais

© Copyright 2005- Estudos da Língua(gem) - Todos os Direitos Reservados

Latindex   Sumários    Home