Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos da Língua(gem)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

Estudos da Língua(gem) publica textos, resultados de estudos teóricos ou aplicados, na forma de artigos, ensaios, debates, resenhas críticas, entrevistas, etc, em português, inglês, francês e espanhol.

 

Pesquisadores do Brasil e do exterior estão convidados a submeter seus trabalhos, cuja qualidade acadêmica e pertinência científica serão avaliadas por membros do Conselho Editorial.

 

Ao escrever os artigos, os autores deverão observar as normas gerais e as normas de organização dos trabalhos.

 

1 Normas Gerais

 

1. Os trabalhos deverão ser enviados ou submetidos pelo site www.estudosdalinguagem.org, em arquivo formato Word (ou rtf), com dados de identificação do(s) autor(es), como documento original, e em arquivo formato PDF, sem identificação do(s) autoe(es), como documento suplementar.

 

2. O texto deverá ser formatado em folha tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margem superior de 3,0 e inferior de 2,5 cm e com  margens direita e esquerda de 3,0 cm. A fonte deverá ser Times New  Roman, tamanho 12.

 

3. O trabalho deverá ser digitado com espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes e entre textos e exemplos, citações, tabelas, ilustrações, etc.

 

4. O trabalho, na forma de artigo, deverá ter uma extensão máxima de 15 páginas (incluindo figuras, tabelas e bibliografia); na forma de ensaio e debate, 10 páginas; na forma de resenha crítica e entrevista, 5 páginas.

 

 

2 Diagramação do texto

 

Os textos deverão ter a seguinte organização:

 

1. o título em português e em outra língua (francês, inglês ou espanhol) deve ser centralizado, em maiúsculas com negrito, no alto da primeira página;

 

2. o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, deve(m) aparecer à esquerda duas linhas abaixo do título; e, abaixo do(s) nome(s) do(s)  autor(es),  o nome da Instituição, seguido de sigla. Na versão em PDF deverá ser omitida todo e qualquer dado de identificação do(s) autor(es).

 

3. o resumo que precede o texto deverá ser escrito no idioma do texto até 100 palavras, seguido de até 5 palavras-chave, seguido da versão em inglês (Abstract/Keywords) ou em Francês (Résumé/Mots-Clés) ou em Espanhol (Resumen/Palabras-Clave).

 

4. As palavras-chave devem ser retiradas de Thesaurus da Linguística ou devem corresponder a conceitos mais gerais da área do trabalho, a fim de facilitar a localização do trabalho em consultas bibliográficas.

 

5. Três linhas abaixo dos resumos, inicia-se o texto, em espaçamento simples.

 

6. Os títulos e subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito com numeração e sem adentramento.

 

7. Duas linhas abaixo do texto, à esquerda, em negrito e sem adentramento, deverão figurar as Referências  que indicam os trabalhos citados no texto.

 

8. Após as Referências, acrescentar, na versão word, um resumo contendo informações sobre a vida acadêmica do(s) autor(es) e endereço eletrônico.

 

Ver modelo de resumos nos artigos dos volumes e números anteriores na versão impressa ou na versão eletrônica no  site www.estudosdalinguagem.org

 

 

3 Referências

 

Devem ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Exemplos:

 

Livros:

 

MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (Org.). Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004.

 

AUROUX, S. A. Revolução tecnológica da gramatização. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1992.

 

Capítulos de livros:

 

BENVENISTE, E. Saussure após meio século. In: ______.Problemas de Linguística Geral. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luiza Néri. Campinas: Edunicamp, 1988. p. 34-49. Edição original: 1966.

 

Dissertações e teses:

 

RODRIGUEZ, C. Língua, nação e nacionalismo. Um estudo sobre o Guarani no Paraguai. 200. 254 fl. Tese (Doutorado em Linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

 

Artigos em periódicos impressos:

 

AUTHIER-REVUZ, J. Les formes du discours rapporté; remarques syntaxiques et sémantiques à partir des traitements proposés. DRLAV, Paris, n. 17, p. 1-81, 1978.

 

Artigos em periódicos online:

MALLET, J. O valor da internetização. Ciência da Informação, Brasília, v. 46, n. 3, 2006. Disponível em: . Acesso em: 18 junho 2008. 

Trabalho de congresso ou similar (publicado):

 

MOURÃO, A. J. Leitura e leitores. In: SEMINÁRIO DO GEL, 50., 1990. São Paulo. Anais... São Paulo: FFLCH/USP, 1997. p. 114-118.

 

4 Citação no texto

 

1.O nome do autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome (em caixa alta ou versalete), separado por vírgula da data de publicação (CHOMSKY, 1981).

 

2. Quando for necessário especificar página(s), estas deverão seguir

a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (CHOMSKY, 1981, p. 34).

 

3. Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses, exemplo: Jakobson (1968) assinala...

 

4. As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (PÊCHEUX, 1983a) (PÊCHEUX, 1983b).

 

5. Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (MOREIRA, A. J.;FERREIRA, P. R.; SILVA, M. F., 1999), e quando tiver mais, indica-se o primeiro seguido de et al. (BRITO et al., 2001).

 

5 Notas

As notas devem ser mínimas e colocadas no pé da página. As remissões devem ser feitas por números.

 

6 Anexos e/ou Apêndices

Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

 

7 Figuras

Desenhos, gráficos, mapas, esquemas, fórmulas, modelos; fotografias; radiografias e cromos. As figuras e legendas devem ser legíveis após sua redução. Legenda das ilustrações nos locais em que aparecerão as figuras, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e iniciadas pelo termo FIGURA e título e, quando for o caso, fonte).


 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (documento original), em formato PDF (documenro suplementar) e não ultrapassem 2 MB com ou sem imagem.

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  4. O texto está em espaço 1,5, ente linhas; fonte de 12;  itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL). As figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não no final do documento, como anexos.

  5. O texto segue às normas gerais, às normas de apresetação dos trabalhos e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista Estudos da Língua(gem), caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

A revista Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários.

 

Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à revista Estudos da Língua(gem).

 

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado na revista Estudos da Língua(gem).

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.